Como um Propagandista Poderoso se comunica de forma magistral?

A comunicação é um processo, e que o que dizemos não é tão importante quanto o modo como dizemos e transmitimos.

Quantas coisas são ditas apenas com a linguagem corporal?

Aposto que você já teve alguma experiência com alguém e se sentiu plenamente ouvido, compreendido e percebeu que a outra pessoa estava envolvida e atenta na conversa, gerando um ambiente no qual você se sentiu à vontade para expressar o que o que pensava e sentia ao compartilhar a sua experiência com o outro.

Se você está se perguntando “-Marlon, como eu faço isso?”. Eu te respondo nas linhas abaixo:

Uma das primeiras lições que aprendi na minha formação como coach foi: “Ouvir na essência”. Isso significa que é necessário realmente estar atento. Dessa forma é possível você se conectar para um processo de comunicação eficaz, que tenha forma, que tenha conteúdo. É o ato de você ouvir na essência e sentir o que o seu interlocutor está falando, de forma limpa e sincera desligando o seu cérebro para que não fique pensando nas respostas. É ouvir mesmo! É o ato de escutar o que não está sendo dito.

David Allen, em A Arte de Fazer Acontecer

As perguntas compõem o processo criativo que acontece quando você se compromete com um resultado que ainda não aconteceu.

Tenho 5 dicas que vão te ajudar a treinar seu corpo para a comunicação magistral:

#1. Olhar

Olhar nos olhos é correto, mas não aparenta bem se parecer que você está encarando ou desafiando o prescritor.

Se você deseja treinar para ser um bom ouvinte e conseguir captar realmente o que a outra parte tem para te falar acostume-se a olhar entre a parte inferior dos olhos e a base da boca.

Os olhares devem se cruzar eventualmente, mas não podem se fixar um no outro (a não ser que tenha sido “aquele” momento de uma paixão à primeira vista ou você esteja vivendo uma paixão platônica pelo prescritor que você visita – se eu deixei você sorrindo agora, saiba que foi assim que estava ao escrever essa parte);

#2. Posição do corpo

Nesse momento lance as técnicas de rapport para aumentar a identidade.

Prefiro que você mesmo pesquise mais sobre essa técnica (usa o Google!). Lembre-se que o rapport não é aquela brincadeira de criança de ficar imitando o que o outro faz.

Existe técnica correta para surtir o efeito desejado;

#3. Movimento da cabeça

Acene positivamente com a cabeça em intervalos regulares, cuidando para não parecer artificial.

O seu aceno deve ser coerente à fala do prescritor, em sinal de entendimento ao que está sendo dito.

Se sua escuta for realmente atenta, isso acontecerá naturalmente.

O mesmo acontecerá caso a voz da outra parte seja intensificada, onde os seus movimentos dos olhos e sobrancelhas precisam acompanhar o que está sendo dito e na mesma intensidade;

#4. Perguntas

Na minha opinião a melhor forma de se conhecer outra pessoa é através do uso de perguntas poderosas, onde você é capaz de realmente gerar reflexão e estimular uma resposta da outra parte.

Evite perguntas fechadas (aquelas que têm como respostas o “sim” ou o “não”). P

Perguntas que geram esclarecimento demonstram a sua atenção ao prescritor ou a qualquer outra pessoa que você estiver se comunicando;

#5. Resumo:

 “-Deixa eu ver se eu entendi bem: você quis dizer…”.

Isso é uma ótima técnica para ser trabalhada, pois somente um ouvinte atento será capaz de reproduzir com outras palavras o que foi falado pela outra parte, parafraseando de forma coerente.

Um Propagandista Poderoso sabe que, durante a sua visita, não só entende o que o prescritor quer dizer, mas consegue deixar a sensação do interesse genuíno. Quando uma pessoa não consegue se concentrar na outra ocorre a perda da oportunidade ímpar de alimentar a empatia além da compreensão.

Deixe um comentário

Contato

Descreva-nos a sua necessidade preenchendo o formulário abaixo. Responderemos seu chamado em até 24 horas.
[contact-form-7 id="5"]