Itajaí distribui a partir de quarta-feira homeopatia para melhorar imunidade
Medicamento estará nos postos de saúde. Município e outras entidades destacam que não se trata de remédio contra coronavírus.
A partir de quarta-feira (29/04/2020), os postos de saúde de Itajaí terão homeopatia disponível para quem quiser tomar. O objetivo é melhorar a imunidade do organismo durante a pandemia do novo coronavírus. O município e outras entidades, porém, destacaram que não se trata de um remédio contra a doença Covid-19.
A distribuição de homeopatia chegou a ser barrada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no mês passado. Um dos motivos foi a falta de evidência científica sobre a eficácia do medicamento, segundo o órgão. Agora, a prefeitura disse que há comprovação suficiente para sustentar a medida.
Para a população, a homeopatia vai chegar em forma de balas, em embalagens individuais. “Esses glóbulos se dissolvem na boca. Esses glóbulos estão impregnados de cânfora, é outra forma de preparação homeopática. Esses glóbulos serão tomados em dose única”, afirmou o prefeito e médico, Volvei Morastoni.
Em Itajaí, os moradores podem retirar o medicamento nas unidades de saúde do município. Pessoas em isolamento domiciliar e idosos podem pedir ao posto de saúde que faça a entrega da homeopatia em casa ou que familiar faça a retirada.
Nota técnica
Para os profissionais de saúde e familiares, opção terapêutica foi disponibilizada em vidros. Segundo a prefeitura, a ação do município está amparada por nota técnica publicada em 14 de abril pelo governo de Santa Catarina.
Nela, o estado recomenda a individualização dos frascos do medicamento, na dose unitária, e diz que a cânfora é sugerida na prevenção da Covid-19 pela Associação Médica Homeopata Brasileira.
No início deste mês, o governador do estado, Carlos Moisés, e o secretário estadual de Saúde, Helton Zeferino, falaram sobre o uso da homeopatia contra a Covid-19 em coletiva de imprensa. “A gente sabe que a homeopatia tem apresentado resultados muito positivos. Particularmente eu acredito que na prevenção ela pode ser muito eficiente”, afirmou o governador.
“A homeopatia é sim uma das tendências que nós temos na atividade médica e que por tal deve ser respeitada. O estado de Santa Catarina não se opõe a qualquer tratamento seja da alopatia, quanto da homeopatia”, disse o secretário.
Já os médicos que trabalham com a medicina convencional, chamada de alopatia, pedem cautela da população. “Que isso não sirva de uma salvação pra doença. Não é esse o objetivo e a gente sabe que temos muito a aprender ainda sobre o coronavírus, a sua fisiopatologia e qual o medicamento ideal pra ele. Isso serve como um auxílio, mas não como uma cura”, destacou o médico infectologista Ricardo Alexandre Freitas.
Prevenção
Existe um consenso entre as autoridades da saúde: o medicamento não substitui nenhuma outra medida de prevenção. Evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência continuam recomendados, mesmo para quem usar a homeopatia.
A presidente da Associação Médica Homeopática de Santa Catarina, Hayde Haviaras, disse que a ação de Itajaí está amparada por estudos internacionais e pelo estudo de casos de Covid-19 no estado. E que a Associação Brasileira recomenda que medicamentos diferentes, conforme a região do país. “Aqui no Sul, o medicamento mais evidente foi a cânfora”, afirmou.
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia
Não pare de postar nas redes sociais durante a quarentena, saúde é essencial.
Já era real a mudança operacional das empresas devido à digitalização. Com a pandemia mundial do Covid-19, esses processos foram bruscamente acelerados e muitos paradigmas estão se transformando e mostrando que a reinvenção é necessária.
O choque inicial com a pandemia foi – e ainda é – duríssimo. Estamos migrando para um “novo normal” e esta mudança, ainda que incerta quanto ao seu impacto e dimensão, traz a convicção de que buscar uma nova forma de fazer negócios e crescer é uma questão de sobrevivência para as empresas hoje.
O tráfego dos sites das empresas está caindo para a maioria dos segmentos de indústria, exceto mídia, farmacêutica, finanças, alimentação e saúde.
Dessa forma, para fortalecer ainda mais a sua marca e trabalhar para perpetuar seu negócio, a estratégia é a virtual. Intensificar, estabelecer estratégias de comunicação continuas através de seus canais digitais. Principalmente redes sociais.
Você quer dicas sobre o que postar?
Acompanha o que reunimos para você se inspirar:
Uma dica simples é fazer uma lista dos produtos isentos de prescrição médica que são mais procurados em sua farmácia (o sistema da farmácia é uma ótima fonte de dados para verificar essas informações).
Mostrar os cuidados que sua farmácia passou a adotar em relação as recomendações da OMS para proteção dos seus colaboradores e consequentemente para a comunidade.
Dar dicas de saúde em geral, os temas mais relevantes atualmente focam em saúde mental, exercícios físicos, cuidados com alimentação, e sim, é altamente recomendado continuar falando de auto estima, os cuidados essenciais com a pele.
Outra dica importante é sobre temas relacionados a libido e desempenho cognitivo – uma vez que o estresse está aumentando em muitas pessoas e prejudicando as relações sexuais e também o desempenho no trabalho (mesmo em home office).
As possibilidades de temas são bem variadas.
Lembre-se: as pessoas estão muito mais propensas à ouvir os profissionais de saúde nesse momento. Aproveite seu lugar de fala para estreitar o relacionamento com o paciente, isso gera fidelização a longo prazo.
Não pare de postar nas redes sociais durante a quarentena, saúde é essencial, agora é a hora de mostrar às pessoas, todo o arsenal que a farmácia de manipulação pode oferecer para várias áreas de saúde e bem estar, cuidados com a pele, suplementação, controle de peso, florais, óleos essenciais, homeopatia, e tudo o que a criatividade permitir.
Se você precisa de ajuda para criar conteúdo para as redes sociais, nós podemos lhe ajudar.
Você terá a arte, texto e a postagem em sua página (sim, a gente cuida disso tudo).
Entre em contato para saber mais pelo WhatsApp: