Como foi o impacto da pandemia nas Farmácias de Manipulação em 2020

pandemia nas Farmácias de Manipulação

É notório que a pandemia causou e continua causando alterações no cotidiano das pessoas e empresas.  Como foi o impacto da pandemia nas Farmácias de Manipulação em 2020?

As farmácias de manipulação enquanto empresas de saúde foram altamente demandas em vários períodos do ano de 2020.

Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais realizou levantamentos mensais juntos à alguns proprietários de farmácias nos meses de março a setembro, e segundo a mesma, foram entrevistados 2.000 empresários.

De acordo com um artigo publicado no site Dois a mais Farma, o levantamento mostra que o mês mais difícil para o setor foi em Abril, quando 63% dos empresários relataram redução no volume de fórmulas vendidas. Fato este superado em seguida com uma rápida reação das empresas a partir de Maio, mostrando recuperação no faturamento.

Ainda segunda a publicação, o melhor mês foi em Julho, quando 75% apontaram aumento no volume de vendas, seguido por flutuações em Agosto e Setembro.

As empresas em sua maioria, conseguiram manter estável o quadro de funcionários ao longo do período, o ponto crítico foi no mês de Março quando 20,4% relataram que precisaram demitir ao menos um colaborador. A partir de Maio houve também uma recuperação nesse sentido com um aumento do número de contratações. Julho foi o mês em que 31% das empresas relataram ter realizado uma ou mais contratações.

Para evitar as demissões e minimizar os riscos de contaminação da equipe, principalmente no início da pandemia, parte das farmácias adotaram medidas especiais, a exemplo de concessão de férias, redução da jornada de trabalho, suspensão temporária de parte ou toda a equipe e adoção de turnos de 12h por 36h.

O maior desafio apontado pelos empresários foi contrabalancear a “queda de vendas e faturamento” com a “disponibilidade e preço dos insumos”. Sendo que a disponibilidade e preço dos insumos ganha destaque preocupando 61,7% dos entrevistados em setembro.

Fonte: site Dois a mais Farma.

 

E-Book Queda de Cabelo Pós Covid

POP Reorganização do Ambiente de Trabalho como Prevenção da COVID-19 e Promoção da Segurança aos Colaboradores e Pacientes Durante a Pandemia

 

Deixe um comentário

Contato

Entre em contato conosco através do nosso telefone ou envie-nos uma mensagem através do número de WhatsApp abaixo.